Pseudobombax ellipticum / embiruçu-de-flores-rosa-choque
Magnífica árvore de 5–10 m de altura, que perde a folhagem quando em flor. As inflorescências são enormes (cerca de 20 cm de comprimento) e de exuberante coloração rosa-choque, formadas por numerosos estames longos, criando um efeito visual extremamente impactante (ver foto). A floração ocorre com a planta quase ou totalmente sem folhas, realçando ainda mais o conjunto ornamental.
Usos: Planta de excepcional aplicação paisagística, pela beleza de sua floração, principalmente quando plantada em grupos. Deve ser utilizada em parques e jardins grandes, por requerer espaço, funcionando muito bem como árvore de destaque isolada.
Cultivo: Indicada para climas tropicais e subtropicais, a sol pleno, com boa adaptação a solos bem drenados. Apresenta boa tolerância a períodos de seca após estabelecida. Não é recomendada para climas muito frios, como os de altitude na Região Sul, sendo sensível a frio intenso e geadas.
Origem: Américas do Norte e Central, desde o México até a Guatemala.
Família: Malvaceae (antiga Bombacaceae).
Observações: Ainda relativamente rara em nosso país, merece ser mais cultivada e difundida pelo alto valor ornamental e impacto visual de sua floração.




